A questão do saneamento básico na aldeia, no tocante a coleta de lixo e rede de esgoto, são questões que envolvem as esferas municipal, estadual e federal. A implantação de uma rede de esgoto foi feita no escopo do PNHR. As demandas referentes ao esgotamento sanitário são queixas comuns aos Tingui-Botó. Uma rede instalada muito próximo as barragens destinadas à criação de peixes sem devida investigação sobre os efeitos destes sumidouros.
Outra demanda de caráter urgente é a questão da coleta de lixo, sob responsabilidade do município. Por se tratar de uma área rural do município de Feira Grande, a coleta, tanto do povoamento vizinho Olhos D’água, quanto do território Tingui-Botó, são realizadas uma vez por semana, indo de contra as condições ideais de saneamento de coleta diária ou ao menos a cada dois dias. O resultado se expressa em lixo doméstico não coletado que acaba indo ao meio ambiente e poluindo o território.
Caminhos A Seguir
- Solicitar ao município infraestrutura adequada no sistema de coleta de lixo (contêineres ou coleta de lixo mais assídua);
- Incentivo a ações para redução de resíduos sólidos (compostagem e coleta seletiva);
- Revisão do sistema de esgotamento sanitário e implementação de equipamentos que reduzam a poluição nas águas do território.
Ações
- Fomentar a educação ambiental no território;
- Reduzir a poluição por resíduos sólidos;
- Minimizar a poluição dos recursos hídricos.


