Participação Social

A participação social está amparada como direito constitucional e princípio básico da democracia. A própria ideia de cidadania se pauta na ideia de participação, seja por meio do voto, da participação direta em decisões judiciais ou da participação em conselhos, fóruns e outros espaços de controle social do executivo. Com base nisto, elenca-se alguns caminhos e objetivos para garantir a plena participação social do Povo Tingui-Botó.

Caminhos A Seguir

  • Criação de comissões para estruturar a organização já existente do Povo Tingui-Botó:
  • Criação de uma câmara indígena: Respeitando a organização dos povos indígenas, a câmara indígena é um local de diálogo entre indígenas e não indígenas. Nela são apresentadas as demandas dos territórios e povos. “Quando um governante é posto num círculo, ele está num espaço de diálogo“ (Eré Tingui-Botó). Aí se dá o combate político.

Ações

  • Regular e fiscalizar os recursos e contratos públicos e privados de forma a evitar o chamado “aceita ou perde”;
  • Promover a participação pautada na diversidade nos meios existentes;
  • Criar outros meios de participação para os povos indígenas.

Picture of André Tingui
André Tingui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Saneamento Básico

A questão do saneamento básico na aldeia, no tocante a coleta de lixo e rede de esgoto, são questões que envolvem as esferas municipal, estadual e federal. A implantação de uma rede de esgoto foi feita no escopo do PNHR. As demandas referentes ao esgotamento sanitário são queixas comuns aos Tingui-Botó. Uma rede instalada muito próximo as barragens destinadas à criação de peixes sem devida investigação sobre os efeitos destes sumidouros. Outra demanda de caráter urgente é a questão da coleta de lixo, sob responsabilidade do município. Por se tratar de uma área rural do município de Feira Grande, a coleta, tanto do povoamento vizinho Olhos D’água, quanto do território Tingui-Botó, são realizadas uma vez por semana, indo de contra as condições ideais de saneamento de coleta diária ou ao menos a cada dois dias. O resultado se expressa em lixo doméstico não coletado que acaba indo ao meio ambiente e poluindo o território. Caminhos A Seguir Ações

Ler Mais
Rolar para cima