Relatos E Histórias De Um Povo Originário

As origens do Povo TinguiBotó são descritas nas falas dos anciãos a partir do povo KaririXoco que hoje vivem em território demarcado pela FUNAI as margens do Rio São Francisco, próximo ao município de Porto Real do Colégio-AL.

Neste ponto, é importante esclarecer que numa terra arrasada e cercada pelo privatismo latifundiário é difícil entender o movimento dos povos indígenas. Fica registrado aqui neste documento a ressalva de se aprofundar os estudos sobre os movimentos migratórios dos povos indígenas no passado e como eles continuam a fazê-lo hoje. José Ferreira Botó migrou da aldeia Kariri-Xoco levando consigo o conhecimento do Ouricuri, ritual sagrado para o povo Tingui-Botó e preservado até hoje. A migração e formação do Povo Tingui-Botó no século passado se ramificou e originou também, outro aldeamento, o do povo Tingui-Botó Aconã.

Picture of André Tingui
André Tingui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Participação Social

A participação social está amparada como direito constitucional e princípio básico da democracia. A própria ideia de cidadania se pauta na ideia de participação, seja por meio do voto, da participação direta em decisões judiciais ou da participação em conselhos, fóruns e outros espaços de controle social do executivo. Com base nisto, elenca-se alguns caminhos e objetivos para garantir a plena participação social do Povo Tingui-Botó. Caminhos A Seguir Ações

Ler Mais
Rolar para cima